sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Belenenses sofrem com a chamada "cultura do barulho"

Em Belém (PA), apontada por uma pesquisa do IBGE como "capital brasileira do barulho" se criou uma "cultura do barulho" que, segundo Rejane Bastos, vice-presidente da Associação Amigos do Silêncio, explica o motivo de a capital ser considerada barulhenta por seus próprios moradores.
"Há caixas de som instaladas em postes, festas de aparelhagem --onde caixas acústicas enormes ganham as ruas. Aqui, barulho é sinônimo de poder", diz.




Segundo ela, há 30 pessoas que possuem esses aparelhos e que mapearam a cidade. "E tem gente que não tem dinheiro para comer, mas tem um som em casa. Até os bares disputam para ver quem faz mais barulho." Bastos conta que já teve um juiz que entrou atirando numa caixa de som porque não conseguia dormir. "Estamos à beira de uma guerra civil."

Para o advogado Jean Carlos Dias, presidente da Comissão de Combate à Poluição Sonora de OAB-PA, há três motivos para tanto barulho: o aspecto cultural, a falta de fiscalização e empresas lucrando ilicitamente com o alto som nas ruas.
Dias diz que o povo paraense é musical e sempre produziu ruído sem se preocupar com o vizinho. "O problema é que os exageros nunca foram coibidos", diz.
Ele também chama a atenção para as "festas de aparelhagem" --onde empresas cobram para fazer shows com caixas acústicas enormes a céu aberto. "É um trio elétrico sem o trio."
Para o advogado, no entanto, o motivo da poluição sonora e do descontentamento do povo é a falta de fiscalização. "O aparelho estatal ainda não está preparado para lidar com a situação. Belém cresceu muito, e não houve um acompanhamento por parte do órgão estadual", diz.
"Ainda não se botou na cabeça das autoridades que fazer barulho é crime", afirma Bastos.

Folha online

5 comentários:

  1. Oi Tiago!
    Gostei muito do seu blog. Acho que é um interessante espaço de debete. Espaços alternativos.
    Parabéns pela iniciativa. Adorei as mensagens da atualidade regional, precisamos mesmo fortalecer essa rede.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OPERAÇÃO RESGATA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE BOATE NO CENTRO DE BELÉM
      Quadrilha que atua no ramo de Boites

      http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/07/operacao-resgata-de-boate-no-centro-de.html
      .
      Abraço a Todos
      Osvaldo Aires

      Excluir
  2. olá tiago parabéns pelo seu blog. obrigado pela visita, o oriente médio é aqui...as bombas que zoam aqui são essas aparelhagens que tiram o meu sossego e de muita gente que gosta de paz.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de ser paraense nascido em Belém, e valorizar a cultura(positiva) de meu estado;todavia, acho lamentável esse tipo de cultura:"a cultura do barulho". Também fico indignado com esse comportamento idiota,imbecil e pouco inteligente de determinados indivíduos que contribuem para a nefasta poluição sonora.Essas figuras precisam estudar e praticar Educação Ambiental.
    JUSCELINO DA COSTA.PROF: DE SOCIOLOGIA.

    ResponderExcluir
  4. OPERAÇÃO RESGATA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE BOATE NO CENTRO DE BELÉM
    Quadrilha que atua no ramo de Boites

    http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/07/operacao-resgata-de-boate-no-centro-de.html
    .
    Abraço a Todos
    Osvaldo Aires

    ResponderExcluir