sábado, 27 de dezembro de 2008

Mandante da morte de Irmã Dorothy é preso por grilagem de terras

Acusado de ser o mandante do assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang, o fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão, o "Taradão", foi preso ontem à tarde pela Polícia Federal (PF), em sua casa em Altamira. A prisão preventiva, ordenada pelo juiz federal Antonio Carlos de Almeida Campelo, foi pedida pelo Ministério Público Federal (MPF), após a descoberta de que ele estava novamente tentando tomar posse do lote 55, em Anapu (PA).

Dorothy Stang, morta em 2005

O lote em questão é uma área de três mil hectares, que foi grilada por Taradão no final dos anos 1990 e pela qual um grave conflito fundiário se instalou, culminando com a morte da freira, em fevereiro de 2005. Dessa vez, as acusações são de grilagem e estelionato. "Desde a absolvição, as autoridades que acompanham o caso já temiam que recomeçassem as pressões sobre os assentados.
A atitude de Galvão, de voltar ao local do crime e mais uma vez se dizer proprietário das terras públicas exige a intervenção imediata do Judiciário", disse o procurador da República Alan Mansur Silva. Ainda de acordo com a procuradoria, o fazendeiro chegou a ficar preso durante mais de um ano, mas foi solto em 2006 por um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal (STF), aguardando o julgamento em liberdade até o momento.
"É preciso máximo rigor com os conflitos fundiários, porque são a causa de tragédias como a morte da irmã Dorothy", declarou Felício Pontes Júnior, procurador da República. Segundo a procuradoria, após a prisão do fazendeiro, o inquérito da PF que investiga a grilagem pode originar um processo criminal do MPF contra Galvão. Ele pode ficar preso até o fim desse processo.
Além da acusação pela morte de Dorothy Stang, o fazendeiro já responde a outras ações judiciais, por trabalho escravo, crimes ambientais e fraudes contra a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). (Com informações do G1)

Retirado do Diário do Pará no dia 27/12/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário