segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Paraense do Acará foi pioneiro nos estudos que permitiram o homem voar

“Senhoras e senhores, sejam bem-vindos a Belém. Em instantes, pousaremos no Aeroporto Internacional Júlio Cezar Ribeiro de Souza”. Para que os passageiros ouçam essa mensagem no avião ao chegarem à capital paraense é preciso que um projeto de lei seja aprovado no Congresso Nacional. Mas, se isso acontecer, soará estranho para alguns que vão se perguntar: “Quem é esse Júlio César?”.
O maior sonho de Júlio Cezar Ribeiro de Souza era ver Belém do alto. Isso no tempo em que botar os pés na capital da Amazônia era o sonho de muita gente. Ele é considerado o autor da primeira tentativa de desenvolver um projeto de balão dirigível no Brasil. A angústia de Júlio por não conseguir voar foi digna de um romance.
Júlio Cezar nasceu em 1847 e veio do município ribeirinho do Acará para estudar no Seminário do Carmo, em Belém. Percorreu o caminho que muitos jovens do interior da Amazônia fazem até hoje. Chegou de barco em um dos portos da capital, que começava a sentir os efeitos da era da borracha. Do seminário, partiu para a Escola Militar no Rio de Janeiro em 1862. Ele foi poeta, escritor, jornalista, professor, servidor público conceituado e soldado na guerra do Paraguai. Mesmo assim, queria voar mais alto - literalmente.
Em 1866, ao concluir o curso na Escola Militar no Rio de Janeiro, Júlio Cezar seguiu para Montevidéu, no Uruguai, onde integrou as forças militares brasileiras na Guerra do Paraguai. A situação, que parecia um pouso forçado na carreira do paraense, foi um marco para o resto de sua vida: foi durante a guerra, em 1867, que houve o primeiro uso militar de balões de observação na América do Sul.
Anos depois de transformar sua paixão pelos balões em teorias, Júlio Cezar publicou um trabalho sobre dirigibilidade aérea em 1880. Em 29 de julho do mesmo ano, começou a batalha para expor e provar as suas pesquisas. Solicitou audiência com representantes da então província do Pará e realizou experimentos com pequenos balões. Tentou inflar um maior ainda, porém o gasômetro da cidade não produziu gás suficiente para o experimento. Com isso, ele decidiu buscar patrocínios para alçar um novo vôo – desta vez, a França era seu destino.

Franceses plagiaram obra do inventor

Na cidade de Paris, em novembro de 1881, Júlio Cezar levantou o balão “Victoria” de dez metros de comprimento e dois de diâmetro. Após a experiência, o inventor foi aclamado pela imprensa parisiense e se tornou membro da Sociedade Francesa de Navegação Aérea. Depois, Júlio volta a Belém em busca de financiamento para as suas experiências e deixa uma encomenda na casa Lachambre: a construção de um grande dirigível que seria capaz de realizar o sonho de muitos homens – voar.
De volta ao Pará, no Natal de 1881, Júlio Cezar repetiu os experimentos com o balão “Victoria”. A imprensa de Belém ficou entusiasmada. Em 29 de março de 1882, o paraense foi mais uma vez ao Rio de Janeiro, onde apresentou o “Victoria” a um grande público na Escola Militar. Um dos espectadores era o imperador Dom Pedro II, que era fascinado por ciências e tecnologia e poderia ser o motor definitivo para o inventor cruzar o céu brasileiro. Após a conclusão da construção do grande dirigível, que se chamava Santa Maria de Belém, Júlio Cezar o trouxe para a capital paraense. Em 1884, tentou realizar o experimento na terra natal, no bairro da Cidade Velha, mas fracassou: ele não conseguiu encher o balão com os três milhões de litros de hidrogênio necessários para levantar o vôo.
Além do fracasso, ainda viu sua obra ser plagiada pelos irmãos franceses Charles Renard e Arthur Krebs. O vôo do “La France” foi realizado em 9 de agosto de 1884. Os dois foram apoiados por militares franceses que negligenciaram a patente reconhecida três anos antes, na própria França, em favor de Júlio Cezar. Indignado, o inventor paraense escreveu o artigo “A Direção dos Balões” divulgado pela imprensa paraense e encaminhado ao Instituto Politécnico Brasileiro. Foi assim que Júlio começou mais um vôo, dessa vez, em busca do reconhecimento perdido. Só que ele morreu em 1887, sem conseguir essa façanha, e ficou esquecido na História do Pará.

Primeiro projeto sobre o assunto é de 1959

Quem iniciou o levantamento sobre os projetos e a trajetória do inventor foi o pesquisador Fernando Medina do Amaral, já falecido, que estudou a vida de Júlio Cezar por 25 anos. O físico Luís Bassalo Crispino, professor doutor da Universidade Federal do Pará (UFPA), deu continuidade aos estudos de Fernando e lançou um livro sobre a vida do inventor em 2003. A partir disso, ele passou a divulgar a biografia de Júlio Cezar para estudantes, pesquisadores, veículos da imprensa e revistas científicas.
Segundo Crispino, a intenção parlamentar de batizar o Aeroporto Internacional de Belém de “Júlio Cezar Ribeiro de Souza” já existe desde 1959, quando o senador paraense Lobão da Silveira, que era jornalista, criou um projeto de lei (PL) com esse objetivo. A matéria foi arquivada no mesmo ano por motivos desconhecidos. Até hoje, o PL ainda pode ser visto na página do Senado Federal.
Só nos anos 80, Júlio Cezar foi homenageado com uma medalha comemorativa no governo de Alacid Nunes e um medalhão que está na praça da Bandeira, no bairro do Comércio. “Também houve a denominação do aeroporto de pequeno porte. Aí a coisa ficou meio difícil, porque como já existe um aeroporto com nome dele, o internacional não poderia ter”. De acordo com Crispino, a solução seria batizar o aeroporto pequeno de “Brigadeiro Protázio Lopes de Oliveira” e o maior de “Júlio Cezar Ribeiro de Souza”.
Foi o próprio Crispino que mandou a sugestão do projeto para a então senadora Ana Júlia Carepa. O PLS 326/2005 foi aprovado no Senado Federal e chegou à Câmara dos Deputados como PL 410/2007. Como manda o regimento da Casa, foi aprovado pela Comissão de Viação e Transportes e também pela Comissão de Educação e Cultura. Mas quando chegou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), no dia 19 de março deste ano, foi retirado temporariamente de pauta. O motivo: na lista de projetos para serem aprovados havia um que pedia que o Aeroporto Internacional de Belém se chamasse Rômulo Maiorana, empresário pernambucano morto em 1986.
Fonte: Diário do Pará

Um comentário:

  1. Olá, Tiago! Parabéns pelo blog interessantíssimo. Sucesso e longevidade é o que eu desejo.

    Visite e comece a seguir a página oficial do projeto S.U.P.R.A. Vida Secular! Está feito o convite para conhecer toda a musicalidade do meu modesto sítio.

    > www.supravidasecular.blogspot.com

    Desde já, agradeço por sua atenção!!!

    ResponderExcluir